sábado, 22 de setembro de 2007

"O Jardim das Delícias"

Recentemente estive em Madrid e visitei o Museu do Prado, a minha expectativa era grande em relação ao que ia encontrar. Como amante de arte, estava desejosa de poder ver as grandes obras de "El Greco", "Velasquez", "Rembrandt", "Rubens" e principalmete "Goya". A expectativa era alta e não fiquei desiludida, adorei tudo o que vi e se pudesse tinha demorado mais que as 3 horas que lá passei...
Mas, no meio de tantos, houve um quadro que me chamou muito à atenção, de um pintor que não conhecia.
O quadro chama-se "O Jardim das Delícias" e o pintor é Hyeronimus Bosch.

"O Jardim das Delícias" é composto por 3 quadros. O painel central, o esquerdo, O Paraíso Terreno e o direito, O Inferno.

Das pesquisas que fiz para tentar saber um pouco mais sobre esta obra percebi que a sua interpretação não está muito clara para os contemporâneos.
"Esta é uma obra complexa, povoada de pequenas figuras e criaturas imaginárias.

O painel da esquerda, mostra Adão e Eva no paraíso (lar dos homens antes da queda), o painel central, é uma dissertação sobre a luxúria em suas muitas formas. Para a mente medieval, o acto sexual era uma prova da perda do estado de graça pelo homem. Assim, O jardim das delícias foi colocado entre o Jardim do Éden, onde o primeiro pecado foi cometido e o Inferno.

Os morangos representam os prazeres da carne. Na linguagem medieval, colher frutos significa fazer sexo.

O painel da direita, o Inferno converteu-se numa estranha profecia do clima mental que impuseram ao mundo no fim do nosso século à globalização e à nova ordem económica. Na parte de cima deste painel, (o que representa a condenação eterna) há uma imagem típica do inferno, com fogueiras ardentes a deitar enxôfre. Em baixo, desde a foice que parece um tanque em formato fálico, feita de duas orelhas e uma lâmina, até aos animais estranhos e cruéis da parte inferior, Bosch dá vazão a toda a força da sua imaginação.

Nesta obra Bosch representou os prazeres carnais, como se fosse um grande parque de diversões futurista. Um maravilhoso cenário para os grandes amantes desfrutarem de grandes momentos agradáveis, ao som do canto dos pássaros e divertindo-se na fonte de água cristalina.

Em baixo encontramos um lago com as Casas dos Prazeres, neste lago os homens tomam banho junto com as mulheres, o que não acontece no lago do meio, neste só as mulheres estão dentro do lago e os homens ao redor do lado de fora."